Pesquisar este blog

sábado, 9 de agosto de 2014

Eleitorado idoso cresce, e candidatos formulam propostas para o segmento

09  de  Agosto  de  2014   Postador  por   jrnewsbahia:


O poder de influência dos idosos aumentou na eleição deste ano, segundo dados recentes do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que mostram o eleitorado brasileiro mais velho. Por isso, o G1 procurou os 11 candidatos à Presidência da República para saber o que eles propõem para esse segmento (veja mais abaixo). Segundo o TSE, o total de eleitores acima de 60 anos cresceu 20% em relação a quatro anos atrás – o contingente passou de 20 milhões para 24,2 milhões. Além de defender reajuste nos benefícios da Previdência, o diretor Silberto Silva, da Confederação Brasileira de Aposentados, Pensionistas e Idosos (Cobap), disse que os idosos estão "esquecidos". Ele apontou a falta de geriatras no sistema de saúde pública. "Nós vamos ver os programas eleitorais e ver o que eles têm para oferecer para a gente. Poderia ter no país, no lado da saúde, um hospital geriátrico para os idosos. Por que não tem um centro de integração do idoso? Tem que ter mais geriatras disponíveis na saúde pública." O presidente da Associação dos Aposentados, Pensionistas e Idosos da região do ABC paulista, Luiz Antonio Ferreira Rodrigues, prioriza o reajuste nos benefícios. “É um direito. Não estamos pedindo para dar nada a mais que um direito. Quem pegou sete, oito, dez salários mínimos, está ganhando um salário [mínimo] depois de aposentado", disse o representante da associação, que conta com 10 mil idosos e aposentados. Nas ruas, aposentados o reajuste nos benefícios da aposentadoria e políticas de saúde específicas. "Espero justiça, principalmente pra nós, aposentados, porque a inflação só aumenta e o salário para nós só desce. Aí, sofremos porque temos que pagar plano de saúde", disse Pedro Santos, de 68 anos. Walter de Jesus, 77 anos, afirma que vai votar, embora não seja obrigado – o voto é facultativo para menores de 18 anos e para maiores de 70. "Eu adoro votar, eu gosto de ser cidadão. Para a classe idosa, eu espero que melhore muito [...]. Eu pago R$ 2 mil só no plano de saúde".

0 comentários:

Postar um comentário