O i3, primeiro carro elétrico para produção em massa da BMW, deve
chegar ao mercado brasileiro no segundo semestre de 2014, disse ao G1 o
responsável pela submarca "i" no Brasil, Carlos Côrtes. O modelo foi
apresentado mudialmente nesta segunda-feira (29), em eventos simultâneos
em Nova York, Londres e Pequim. Ele também será atração da marca no
Salão de Frankfurt, em setembro próximo. "A
BMW entra em uma nova era", afirmou o CEO do BMW Group, Norbert
Reithofer, ao explicar em Nova York a importância deste lançamento para a
história da marca e para a mobilidade urbana. Para a montadora alemã,
os carros elétricos serão a principal solução para as grandes cidades.
Desenvolvido
para uso em grandes cidades, o i3 chegará às lojas da Europa em
novembro deste ano, ao preço inicial de 34.950 euros (cerca de R$
104.297) na Alemanha e 25.680 libras (cerca de R$ 88.739) na
Grã-Bretanha. Em seguida, até abril de 2014, o carro deve entrar no
mercado americano, custando US$ 42.275 (cerca de R$ 95.046). Ainda não há detalhes sobre o preço sugerido para o mercado brasileiro.
O
compacto ecológico é construído sobre uma plataforma de fibra de
carbono e chassi de alumínio e vem equipado com um motor elétrico de 50
kg, que desenvolve 125 kW de potência, equivalente a 170 cavalos,
segundo a BMW. O
torque gerado, de 25,5 kgfm, leva o modelo a acelerar de 0 a 60 km/h em
3,7 segundos e de 0 a 100 km/h em 7,2 segundos. A velocidade máxima é
de 150 Km/h. De acordo com a BMW, a
autonomia do i3 varia de 130 km a 160 km. As baterias de íon-lítio têm
durabilidade de 100.000 km e garantia de 8 anos, e podem ser carregadas
em uma tomada convencional. Um
motor de dois cilindros e 650 cm³, movido a combustível, cuja função é
apenas manter a energia das baterias, sera oferecido como opcional,
ampliando a autonomia em 100 km. O
i3 vem equipado ainda com freios ABS, assistente de frenagem e controle
de ação. O modelo também será vendido com um cartão SIM e será conectado
à internet.
0 comentários:
Postar um comentário