O Ministério da
Educação (MEC) está desenvolvendo um programa para acelerar estudantes
com idade entre 15 e 17 anos que ainda estão no ensino fundamental para
que eles acessem o ensino médio. As ações do Programa Nacional de
Adequação de Idade/Ano Escolar serão voltadas para cerca de 2,6 milhões
de jovens nessa faixa etária que ainda não conseguiram passar do 9.º
ano. O programa está sendo elaborado pelo MEC e é uma das ações
planejadas para o plano geral de reformulação do ensino médio, chamado
de Compromisso Nacional Pelo Ensino Médio. A proposta para essa fase,
considerado o maior gargalo da educação do País, está em debate com o
Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) desde o ano
passado.
As redes estaduais dominam as matrículas nessa etapa. Os planos do MEC incluem, além da produção de materiais específicos, a formação de professores para escolas de ensino fundamental que tenham estudantes com distorção idade/série em jornada ampliada. A pasta pretende induzir a produção de uma proposta curricular específica para os jovens acessarem o ensino médio.Segundo o MEC, o programa está mapeando onde estão os estudantes atrasados. Segundo o Anuário Brasileiro da Educação Básica da ONG Todos Pela Educação, os 2,6 milhões de alunos de 15 a 17 anos que ainda estavam em 2011 no ensino fundamental representam 25,5% do total de jovens nessa faixa etária. A maior parte, 52%, estava no ensino médio e o restante havia abandonado a escola. (Agência Estado)
As redes estaduais dominam as matrículas nessa etapa. Os planos do MEC incluem, além da produção de materiais específicos, a formação de professores para escolas de ensino fundamental que tenham estudantes com distorção idade/série em jornada ampliada. A pasta pretende induzir a produção de uma proposta curricular específica para os jovens acessarem o ensino médio.Segundo o MEC, o programa está mapeando onde estão os estudantes atrasados. Segundo o Anuário Brasileiro da Educação Básica da ONG Todos Pela Educação, os 2,6 milhões de alunos de 15 a 17 anos que ainda estavam em 2011 no ensino fundamental representam 25,5% do total de jovens nessa faixa etária. A maior parte, 52%, estava no ensino médio e o restante havia abandonado a escola. (Agência Estado)
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