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quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Rede de transporte interligada pode modernizar escoamento no polo

31 de Outubro de 2013  -  Postado por: JRNEWS 




A região do polo industrial engloba sete cidades: Camaçari (a sede), Salvador, Lauro de Freitas, Dias D’Ávila, Mata de São João, Simões Filho e Candeias. Somente nas rodovias estaduais, passam mais de 84 mil veículos por dia, com mais de 70% do fluxo em direção ao polo. No total, 95% da produção industrial é escoada por meio de rodovias. Cinco rodovias que passam pela região são privatizadas, com cinco praças de pedágio. Para dar suporte ao escoamento da produção, os 14 km da BA-526, a popular CIA-Aeroporto, já foram duplicados. Já o trecho entre a BA-512 e a BA-521, o “canal de tráfego”, foi restaurado. E outros 20 dos 25 km da Via Parafuso, a BA-353, estão sendo duplicados. A obra deve ser finalizada em 2014. Segundo Carlos Alejandro, gerente de operações da Via Bahia, as obras devem servir por mais 25 anos de expansão do polo. “Existe um processo grande de expansão. As vias já eram muito utilizadas pelos polos, de Camaçari e do CIA, e agora existem também a ocupação imobiliária e indústrias novas que estão se instalando principalmente na Via Parafuso”, explica. No entanto, ainda existe um entrave, na região da BA-093, principal via de ligação ao polo e até Camaçari para quem vem da BR-324. Na região, o número de carros chega aos 16 mil por dia, em uma rodovia de mão única que atualmente passa por obras de duplicação, o que exige paciência diária dos motoristas. Além dos congestionamentos, outro problema é que a BA-093 é a via de acesso das indústrias do polo ao porto da capital e o de Aratu, na região metropolitana. Mais de 90% da produção na região é escoada por contêineres e a demora de chegada dos produtos acaba gerando uma elevação dos preços. (G1)

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