E vamos combinar, melhor do que comer algum alimento que não engorde é ingerir aqueles que aceleram a perda de peso. Estamos falando dos chamados "alimentos termogênicos", que ajudam a emagrecer porque aceleram o metabolismo (oba!). "Ao comer esses tipos de alimentos, gastamos mais energia e, consequentemente, ocorre a queima da gordura armazenada", comenta a nutricionista Cinthya Maggi. Apesar de todos os benefícios, os alimentos termogênicos devem ser consumidos com moderação no caso de portadores de doenças cardíacas ou que tenham distúrbios na tireoide. E atenção, as contraindicações dos alimentos termogênicos, como o café e o chá verde, são principalmente para pessoas com pressão alta e problemas cardíacos, pois esses alimentos aceleram o metabolismo aumentando a pressão. Então, antes de qualquer coisa procure sempre consultar o seu médico para saber se o seu organismo está preparado para que você possa ingerir esses alimentos. E compreenda que os termogênicos ajudam a emagrecer, mas não são milagrosos, ok? Justamente por isso é fundamental aliar o consumo dos alimentos termogênicos a uma dieta equilibrada, pobre em gorduras saturadas e açúcares simples. E jamais deixe de lado as atividades físicas!
GENGIBRE - Ativa o metabolismo do organismo em até 20%, além de potencializar a queima de gordura corporal. Ele também melhora a digestão. Pode ser usado cru (ralado na salada), refogado, marinado [num conjunto de temperos] para temperar peixes, em carnes e aves, na sopa de legumes e no chá ou ainda batido no liquidificador com qualquer fruta.
CANELA - Aumenta o metabolismo basal [cálculo não exato para calcular a quantidade calórica que o corpo necessita] e possui alto teor de cálcio mineral, uma substância importante para o emagrecimento. Além da ação estimulante, a canela combate a flatulência e age como facilitadora da digestão. Em pó ou polvilhada por cima da fruta fica uma delícia. No caso da canela em pau, vale usar num chá. Experimente também polvilhar a canela no café expresso. Eu uso até para temperar carne: junto com a pimenta do reino fica uma delícia!.
CAFÉ - Contém cafeína, estimulante e termogênico natural que mantém a pessoa em "em estado de alerta". No entanto, não exagere na dose porque você pode ter problemas no estômago, bem como insônia e ansiedade. O ideal é consumir até três xícaras por dia.
PIMENTA VERMELHA - A capsaicina [substância encontrada na pimenta responsável pelo sabor ardido] tem ação termogênica comprovada, e é considerada um dos melhores auxiliares no controle de peso. Além disso, contribui para a retirada de gorduras das artérias. A pimenta vermelha pode ser usada com moderação no almoço, e deve ser evitada no jantar para não atrapalhar a qualidade do sono. Cuidado: o ingrediente é contraindicado para quem sofre de gastrite ou hemorroida.
MATE - Um estudo desenvolvido por pesquisadores do curso de nutrição da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) apontou que o consumo de erva-mate ajuda na perda de peso, no aumento da taxa de HDL (bom colesterol) e na redução da taxa de glicemia [concentração de açúcar no sangue].
CHÁ VERDE - Graças à presença de substâncias como a cafeína e as catequinas [composto com forte ação antioxidante], essa bebida obriga o organismo a buscar energia nas reservas de gordura. Além disso, ajuda na desintoxicação, combate a retenção de líquidos e dos radicais livres [responsáveis pelo envelhecimento]. "O chá verde deve ser consumido entre as refeições para não interferir na absorção de nutrientes provenientes dos alimentos, como o ferro", afirma a nutricionista Larissa Cohen. Se você tem insônia não deve ingerir a bebida no período da tarde ou à noite. (MSN)
0 comentários:
Postar um comentário