Pesquisar este blog

sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Mais de 3,5 mil estudantes participarão da Olimpíada Baiana de Química


O estudante do 1º ano do Ensino Médio do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), Alisson Bispo de Jesus, está dedicando duas horas diárias ao estudo de química. Ele é um dos 3.653 alunos que farão a primeira prova da Olimpíada Baiana de Química (OBAQ) 2013, evento apoiado pela Braskem, que será realizado neste sábado(03), às 14h. “Esse vai ser o segundo ano que participo da Olimpíada e dessa vez quero conquistar o primeiro lugar, por isso estou me preparando para competição”, afirma o estudante que sempre gostou das disciplinas de exatas e quer ser pesquisador na área de Engenheiro Química.
A segunda fase do exame acontece em 72 municípios baianos. Em Salvador, a avaliação ocorrerá no Pavilhão de Aulas Prof. Luiz Felippe Serpa, antigo PAF I da UFBA, em Ondina. Os portões dos locais da prova serão abertos a partir das 13h30 para acesso dos inscritos. Em 2013, mais de 14 mil estudantes concorreram às vagas disponibilizadas pela coordenação da OBAQ para cada escola. Desse total, 80% são estudantes de escolas públicas. Os candidatos devem comparecer aos locais de prova munidos de documento de identificação com foto. Não será permitido o uso de celulares, calculadoras reprogramáveis e outros equipamentos eletrônicos. As questões devem ser respondidas com caneta esferográfica azul escura ou preta. 
Premiação
A OBAQ é uma atividade de extensão do Instituto de Química da UFBA, promovida pela Associação Brasileira de Química (ABQ) – Regional Bahia. A novidade desta edição é que a Braskem irá custear as passagens e hospedagem para os alunos medalhistas nas Olimpíadas Norte-Nordeste, Júnior e Brasileira, acompanhados por um professor da escola, comparecerem à Solenidade Nacional de Encerramento e Premiação das Olimpíadas de Química, que acontecerá em Fortaleza, no dia 29 de novembro. O aluno destaque também será premiado com um equipamento de informática. A indicação dos estudantes agraciados será feita pela coordenação da Olimpíada Baiana de Química (OBAQ), tendo como critério o desempenho nos exames e a medalha conquistada. 

0 comentários:

Postar um comentário